terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Organização internacional divulga resultados da Educação

Foram divulgados hoje os resultados do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa, sigla em inglês) referentes ao ano de 2009. Aplicado de três em três anos pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), esta é a quarta edição, o Pisa testa os conhecimentos de alunos de 15 anos em leitura, ciências e matemática. Nesta última avaliação, o Brasil ficou em 54º lugar no ranking de 65 países, alcançando média de 401 pontos. Entre os estados brasileiros, Distrito Federal foi o que obteve melhores notas. Goiás também teve média superior à nacional, mas entre os estados do país é o 10º em questão de notas.

Participaram da avaliação 20 mil jovens brasileiros, sendo 460 mil do mundo todo. Nos rankings específicos, o Brasil ficou em 53º em leitura e ciências e em 57º em matemática. Comparando com os dados dos outros países, as notas alcançadas pelos brasileiros estão entre as que mais cresceram nos últimos nove anos: a média nas três disciplinas, desde 2000, cresceu 33 pontos. Segundo o ministro da Educação, Fernando Haddad, esses resultados não podem ser desprezados, mas ainda há muito a ser feito.

De acordo com o coordenador da Campanha Nacional pelo Direito à Educação e diretor da Campanha Global pela Educação, Daniel Cara, que opinou sobre o Pisa em seu twitter, os resultados brasileiros podem ser avaliados de duas formas complementares: pelo avanço real e pelo avanço insuficiente. "Divulgação do Pisa comprova: sem insumos adequados não há Educação de qualidade. Sozinhos eles não resolvem, mas são imprescindíveis. Brasil investiu 1% do PIB em Educação nos últimos 8 anos e melhorou no Pisa. Se investisse mais, teria dado um salto maior", avaliou Daniel.

Confira todos os dados no site do Pisa (em inglês) ou no site do MEC

Nenhum comentário:

Postar um comentário