sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Goiânia recebe Olimpíadas Escolares

Crédito: Wander Roberto/COB
O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) realiza hoje, às 18 horas, no ginásio do SESC Faiçalville, a Cerimônia de Abertura das Olimpíadas Escolares 2010. O evento contará com a presença do diretor geral das Olimpíadas Escolares, Edgar Hubner; do Ministro do Esporte, Orlando Silva; do Prefeito de Goiânia, Paulo Garcia; do Secretário Municipal de Esportes e Lazer, Luis Carlos Orro; e de atletas olímpicos brasileiros que serão Embaixadores das Olimpíadas Escolares.

Maior competição estudantil do país, as Olimpíadas, voltadas para atletas de 15 a 17 anos e considerada celeiro de talentos para o esporte, serão realizadas até o dia 12 de dezembro. São mais de 3 mil atletas inscritos, um recorde do evento, que irão competir em 12 modalidades: atletismo, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, taekwondo, tênis de mesa, vôlei e xadrez.

Os jogos serão disputados em 24 locais de Goiânia. Organizadas pelo COB em parceria com o Ministério do Esporte e com as Organizações Globo, a etapa goiana das Olimpíadas Escolares contam ainda com o apoio da Prefeitura Municipal de Goiânia e do Governo do Estado de Goiás. Entre os competidores, Goiás conta com 169 atletas de vários municípios do interior e 116 da capital.

Educação e Cultura
Mas não só de esporte irão viver os estudantes atletas durante os quase dez dias de competição. “Quando organizamos uma competição para jovens atletas, não podemos deixar de envolvê-los em uma série de atividades educativas e culturais. Buscamos passar, através dessas atividades, informações e valores positivos que estão agregados à pratica esportiva e importantes para a formação da cidadania desses jovens”, explica Nira Lima, Gerente do Programa Educativo e Cultural das Olimpíadas Escolares.

Os jovens atletas participam de atividades variadas no espaço de convivência, onde todas as delegações se reunirão. Durante os 10 dias do evento, os participantes assistirão a vídeos do Comitê Olímpico Internacional e do COB; terão acesso à biblioteca do COB, com cerca de 150 livros sobre o Movimento Olímpico; participarão de um quiz sobre prevenção a doping; assistirão teatro de bonecos com motivos olímpicos; entre outras atividades.

* Com informações da assessoria do COB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário