quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Lançado 3º Relatório "De Olho nas Metas"


Aprendizado é o maior entrave para a melhoria da qualidade da Educação no Brasil, aponta 'De Olho nas Metas 2010'
crédito: Divulgação/TPE
O Movimento Todos pela Educação lançou hoje pela manhã, em apresentação oficial, o relatório "De Olho nas Metas - 2010". O objetivo da publicação é apresentar dados de acompanhamento das 5 Metas elaboradas pela organização do movimento, que tratam de acesso, alfabetização até os 8 anos de idade, aprendizado adequado à série, conclusão na idade certa, financiamento e gestão da Educação em todo o país, regiões e unidades da federação. 

O relatório indica que houve melhoras em relação às metas intermediárias, mas que ainda falta muito para que o direito constitucional a uma Educação de qualidade seja assegurado a todas as crianças e jovens brasileiros. Na ocasião do lançamento, Mozart Neves Ramos, presidente do movimento, defendeu a existência de um esforço nacional pela Educação no Brasil e destacou o crescimento do aprendizado em língua portuguesa e os desafios em matemática.

De acordo com a diretora-executiva do Todos pela Educação, Priscila Cruz, os dados apontam que ainda muitas crianças e jovens estão fora da escola e que, em sua maioria, são justamente os de família de baixa renda. "Os que estão na escola apresentam aprendizado muito distante à adequada nas matérias que são a base escolar: língua portuguesa e matemática. E ainda vivemos um 'efeito funil' na Educação brasileira, com apenas 50% das crianças que entram na escola concluindo o Ensino Médio na idade adequada”, afirmou Priscila.

O relatório apontou que, neste ano, nenhuma unidade da federação alcançou as metas de aprendizagem para todos os diferentes níveis de ensino. "A Meta 3, é a chave para aferir a qualidade do ensino no País, para avaliar se o direito a aprendizagem está sendo efetivamente cumprido. E hoje temos dados preocupantes", completou a diretora-executiva do movimento. 

Confira os dados referentes a cada uma das cinco metas no site do Todos pela Educação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário