segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Abertas inscrições para o Fies

Foi aberto hoje, 31, o período de inscrições para o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies). O sistema deveria ter sido aberto no dia 17, mas foi adiado em decorrência dos problemas relacionados ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do atraso também no Programa Universidade para Todos (Prouni). 

O Fies é o programa do Governo Federal que financia a mensalidade de estudantes de baixa renda em cursos superiores privados. Para concorrer ao financiamento, o estudante deve ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e estar matriculado em um curso que tenha resultado satisfatório nas avaliações do Ministério da Educação (MEC).

Para fazer a inscrição ou obter mais informações, acesse o site do Fies.

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Mestrado para professores está com inscrições abertas

O Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat), coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática, está com inscrições abertas, preferencialmente para os professores das redes públicas, até o dia 31 de janeiro. Os interessados podem se inscrever no site do Profmat, onde também está disponível o edital da seleção. O valor da inscrição é de R$ 27,00.

No momento da inscrição, o candidato irá receber por e-mail um protocolo indicando além de seus dados, a cidade onde fará o Exame Nacional de Acesso. O exame será realizado no dia 19 de fevereiro, às 13 horas, e irá verificar o domínio matemático dos candidatos, para conferir se eles têm condições de cursar as disciplinas do mestrado. Em Goiás, a prova será realizada na Universidade Federal de Goiás (UFG), única instituição goiana associada ao programa.

O curso é semipresencial e oferece bolsas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para professores em exercício na rede pública. A UFG oferece 50 vagas do Profmat: 30 em Goiânia e 20 em Anápolis.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Congresso Nacional discute pouco sobre Educação

Nove projetos de lei e quatro medidas provisórias do Governo Federal relacionados à Educação estão à espera de votação do Congresso. É o que afirma o Ministério da Educação (MEC), que aponta ainda que alguns desses PLs e MPs já esperam há muito mais tempo do que o possível para a execução de melhorias no ensino do país.

O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), prioridade do governo na época, levou dois anos para ser votado no Congresso. O documento que discute a Reforma Universitária, outro exemplo, está em discussão nas casas desde 2004. Também estão na fila para aprovação, proposições prioritárias, como o Plano Nacional de Educação 2011-2020 (PNE 2), que já chegou ao congresso com atraso; e a Lei de Responsabilidade Educacional. 

Enquanto iniciativas para a educação pública aguardam na fila, as propostas relacionadas ao ensino privado tramitam mais rapidamente na Câmara e no Senado. Um exemplo é o projeto dentro da pauta educacional que tem chances de ser um dos primeiros a ser votados em 2011. Trata-se da proposição que prevê mudanças no Financiamento Estudantil (FIES), diretamente ligado aos interesses das instituições particulares.

De acordo com o coordenador geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Daniel Cara, o entrave para a aprovação de mais projetos ligados à Educação no Congresso Nacional é a falta de lideranças políticas interessadas em abraçar a causa. "O parlamento tem perdido grandes líderes e com isto perdemos poder político. O tema Educação não elege no país", explicou ao jornal Brasil Econômico. Um dos poucos que se apegam à Educação, o senador Cristovam Buarque reclama que falta vontade política. Segundo ele, há projetos relacionados ao ensino propostos por ele que não saem do lugar há sete anos. 

Com informações do jornal Brasil Econômico.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Melhora rápida também é possível na Educação, indica estudo

Divulgado pela consultoria internacional McKinsey, o estudo "Como um sistema escolar de baixo desempenho pode evoluir para tornar-se bom? E como um sistema de bom desempenho pode atingir o nível de excelência?" indica que o ensino pode ter ganhos significativos em seis anos ou em até menos. A pesquisa foi feita a partir da observação de 20 sistemas de ensino no mundo que apresentaram melhora de desempenho na aprendizagem dos estudantes.

O objetivo é que com esse material seja possível trazer à tona elementos para a reforma de sistemas educacionais, na transição do desempenho fraco para satisfatório e, então, para bom e excelente.

O estudo aponta que para melhorar os sistemas de ensino, os investimentos dentro do universo analisado se deram em três vertentes: mudança na estrutura ao estabelecer novas instituições ou tipos de escolas, ao modificar os anos e níveis de escolaridade, ou descentralizar as responsabilidades pelo sistema; mudança nos recursos, ao alocar mais pessoal de Educação na escolas ou incrementar o financiamento do sistema; e mudança nos processos, ao modificar o currículo e melhorar a maneira como os professores ensinam e os diretores lideram. 

O resultado da pesquisa, em inglês, está disponível para download no site do Todos pela Educação.


Com informações do site Todos pela Educação. 

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Site disponibiliza material para professores de Química

O portal do Ano Internacional da Química - 2011 já disponibilizou, gratuitamente, a primeira edição do material feito dentro do projeto "A Química perto de você: experimentos de baixo custo para a sala de aula do ensino fundamental e médio". O objetivo é promover o ensino de Química em 2011, em que se comemora o seu ano internacional, e incentivar professores a utilizar os experimentos para conquistar os alunos para a disciplina.

A primeira edição, de acordo com a tesoureira da Sociedade Brasileira de Química, Cláudia Rezende, traz experimentos simples que não envolvem solventes com alta volatilidade, nem a necessidade de aquecimento mais efetivo. São experiências que também não envolvem, praticamente, geração de resíduos. 

Uma segunda edição do material referente ao projeto será disponibilizada ainda este ano. As duas edições serão distribuídas em escolas públicas brasileiras pelo Ministério da Educação (MEC). Serão 100 mil exemplares, no formato de DVD. O material também estará disponível, em breve, no portal do professor, na página do ministério. Até lá, conheça aqui o Livro de Experimentos - Primeira Edição (em arquivo .pdf).

A última edição do Caderno Escola em 2010 trouxe uma reportagem especial sobre o Ano Internacional da Química, comemorado em 2011. Ainda não viu? Confira no site do jornal Tribuna do Planalto


segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Site do Sisu divulga lista de aprovados

Com um dia de antecedência, o Ministério da Educação (MEC) divulgou ontem a lista de aprovados para vagas em universidades federais por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que utiliza notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 

A lista está disponível no site do Sisu. Os estudantes devem efetivar a matrículas nas instituições de ensino nos dias 27, 28 e 31 de janeiro.

Entretanto, quem não está na lista ainda tem chances. O MEC fará outras duas chamadas, a segunda em 4 de fevereiro e a terceira no dia 13 do mesmo mês. Vale lembrar que, no ano passado, após a primeira chamada, quase metade dos aprovados não efetivaram as matrículas.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Especialização gratuita da UFG está com inscrições abertas

O Instituto de Estudos Socioambientas (IESA) da Universidade Federal de Goiás (UFG) está com inscrições abertas para o curso gratuito de Especialização em Educação Integral e Integrada. O curso é voltado a professores, gestores e coordenadores pedagógicos que sejam efetivos e atuem em escolas da rede pública do Estado de Goiás, preferencialmente em instituições que tenham ensino em tempo integral e/ou o Programa Mais Educação. 

São oferecidas 50 vagas. As inscrições podem ser feitas até o dia 28 de janeiro na coordenação do curso, entre 8 e 12 horas e 14 e 17 horas. A especialização terá início em fevereiro de 2011 e término em dezembro também deste ano. Mais informações, inclusive o edital, estão disponíveis no site do IESA ou pelo telefone (62) 3521-1077.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Lista enumera ferramentas da internet aliadas do professor

Um dos sites sobre Educação mais acessados do mundo, o Centre for Learning & Performance Technologies (C4LPT) - Centro de Aprendizagem e Desenvolvimento Tecnológico, em português - divulgou recentemente a lista das 100 ferramentas virtuais mais importantes de 2010 no campo do ensino.

O primeiro colocado é o Twitter, seguido pelo YouTube. Em terceiro está o Google Docs; em quarto, Delicious; em quinto lugar figura o Slideshare; o sexto colocado é o Skype; seguido pelo Google Reader, em sétimo. Entre os dez primeiros também está o Wordpress, em oitavo; o Facebook, em nono; e, em décimo, o Moodle. 

Desde 2007, o site britânico, especializado em novas ferramentas de ensino disponíveis na internet, aplica um questionário amplo a mais de 500 professores de todo o mundo e nele incluem a pergunta: "Qual foi a ferramenta virtual mais importante do ano no campo do ensino?". Em 2010 não foi diferente. A pesquisa foi feita, os resultados e as declarações dos educadores que dela participaram estão disponíveis no site do C4LPT (conteúdo em inglês). 

Com informações do site Ciência Hoje On-line.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

iPad será usado como material didático



No lugar de livros, um iPad. Escolas públicas de Novas York já encomendaram mais de 2 mil unidades do novo computador para utilizá-los em sala de aula, como material didático. O aparelho integra o material fornecido aos alunos pelas instituições de ensino no início do ano letivo. 

Segundo informações do The New York Times, a primeira escola a adotar o iPad foi a Roslyn High School, localizada em Long Island, que forneceu 47 dispositivos a alunos e professores. Estes irão utilizá-lo durante todo o ano como substitutos dos livros didáticos e também como meio de comunicação entre todos os integrantes da escola. Outro objetivo do uso do novo material é utilizar jogos interativos para ensinar matemática e literatura. 

Com informações do site http://idgnow.uol.com.br

UFG oferece vagas por meio do Sisu

O site da Universidade Federal de Goiás (UFG) divulgou hoje que a instituição tem 206 vagas disponibilizadas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O sistema teve suas inscrições prorrogadas até o dia 20 de janeiro, assim como o resultado que será divulgado dois dias depois do previsto inicialmente, no dia 24 deste mês, mesma data em que está prevista divulgação do vestibular da UFG. Os estudantes que conquistarem vagas tanto pelo Sisu quanto pelo processo seletivo convencional irão optar por uma das vagas.

Sisu
O adiamento nas datas de término das inscrições e divulgação dos resultados do Sisu se deu por causa das falhas no site do sistema desde o primeiro dia de inscrições. Candidatos reclamaram que não conseguiram acessar suas notas ou mesmo o site, não obtiveram novas senhas quando solicitadas ou que tiveram suas redações anuladas sem explicação. 

Os problemas continuaram a acontecer, o que ocasionou, hoje, a demissão do então presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Joaquim José Soares Neto. A reitora da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), Malvina Tânia Tuttmann, assume o instituto.


segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Sisu apresenta problemas

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação (MEC) divulgou hoje as notas de corte dos cursos das 83 instituições de ensino superior que participam do sistema para selecionar estudantes. Com esta informação mais o boletim de desempenho individual no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os candidatos conseguem conferir em quais cursos têm chances de aprovação. 

Seria fácil, mas os problemas no sistema durante todo o domingo, data início das inscrições no Sisu, mobilizaram os estudantes, que protestaram na internet, principalmente no Twitter. Ontem, o assunto Sisu ou #sisu chegou ao primeiro lugar dos Trending Topics nacionais, lista dos nomes mais postados no site no Brasil, e permaneceu durante esta manhã. 

Os estudantes encontraram um sistema lento e, em muitos momentos, fora do ar. De acordo com o MEC, a lentidão ocorreu por causa da elevada audiência, mas, segundo a assessoria do ministério, desde às 18 horas de ontem o site se estabilizou. Contudo, até o momento ainda há um número representativo de estudantes reclamando por meio da internet da impossibilidade de efetivar a inscrição no Sisu. O prazo das inscrições se encerra amanhã. 

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

MEC divulga notas do Enem

O Ministério da Educação (MEC) divulgou, ontem, já à noite, as notas dos estudantes que fizeram as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010. Anteriormente, o MEC havia anunciado que as notas seriam divulgadas nesta sexta-feira, o que foi adiantado. 

Os estudantes podem acessar as notas por meio do site do Enem, digitando o número de inscrição no exame e a senha ou o CPF e a senha. Com o resultado em mãos, os estudantes poderão se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) a partir de domingo, 16. Para mais informações sobre como concorrer às mais de 80 mil vagas em instituições públicas de ensino superior de todo país, basta acessar o site do Sisu. As inscrições estarão abertas até o dia 18 de janeiro.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

CNTE realiza congresso em Brasília



Começa hoje, às 16 horas, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, o 31º Congresso Nacional da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE). Até o dia 16, o evento irá abordar o tema "O Plano Nacional de Educação (PNE) na visão dos trabalhadores em Educação". De acordo com a CNTE, irão participar 25 mil trabalhadores em Educação de 26 estados, 14 municípios e do Distrito Federal. Todos foram indicados por 41 entidades filiadas à confederação.

O congresso contará com a presença do ministro da Educação, Fernando Haddad, e com conferência do teólogo e filósofo Frei Betto, que irá relacionar o PNE com a conjuntura nacional. Também estão confirmados representantes de 19 países, entre eles Uruguai, Alemanha e Estados Unidos. 

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Meta da Educação Infantil está atrasada

Uma das metas do novo Plano Nacional de Educação (PNE), em projeto de lei que aguarda tramitação no Congresso Nacional, prevê a ampliação do atendimento em creche para 50% até 2020. Na verdade a meta é repetida, ela já existia no plano anterior, mas não foi cumprida até 2011 como o previsto. "Já estamos com dez anos de atraso", enfatizou o coordenador da Rede Nacional da Primeira Infância, Vital Didonet, à Agência Brasil.

Atualmente, menos de 20% das crianças de 0 a 3 anos estão matriculadas na Educação Infantil, incluindo instituições públicas e privadas. Caso o ritmo dos últimos anos, que foi de aumento de 0,81 ponto percentual ao ano, permaneça sendo seguido, a meta também não será cumprida em 2020. Segundo Didonet, uma dificuldade está no custo, já que o atendimento em creche é caro, o que faz o aumento das vagas públicas caminhar de forma lenta. 

Mas a principal dificuldade, além do desafio físico da rede, segundo a coordenadora de Educação Infantil do Ministério da Educação (MEC), Rita Coelho, é a construção de uma proposta pedagógica específica para a Educação Infantil.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Concurso premia melhores frases

O site Planeta Sustentável promove até o dia 21 de janeiro o Concurso Cultural Planeta no Parque, que irá premiar as 120 melhores frases com CDs "Música de Brinquedo", da banda mineira Pato Fu. Os interessados devem responder, em uma frase, a pergunta: "Por que a floresta é importante para você?". Depois, é só enviá-la para psustentavel@abril.com.br, informando nome completo, endereço, telefone de contato e CPF. 

Serão premiadas quatro frases por dia até o último dia do concurso. A avaliação será feita pela equipe do site, que irá considerar a criatividade e a adequação ao tema. O objetivo é promover discussões relacionadas ao Ano Internacional das Florestas e estimular a reflexão sobre o tema. O regulamento do concurso está disponível no site Planeta Sustentável.

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Abertas inscrições para Reunião da SBPC em Goiânia

Já estão abertas as inscrições para a 63ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que será realizada, em Goiânia, na Universidade Federal de Goiás (UFG) entre os dias 10 e 15 de julho deste ano. No site do encontro, os interessados têm as informações necessárias para se inscreverem. Principal evento da comunidade científica brasileira, a reunião terá "O Cerrado: água, alimento e energia" como tema principal. A abordagem do bioma será feita visando promover discussões efetivas sobre as possibilidades de preservação. 

A temática também é capa da Edição 504 do Caderno Escola. Confira no site do jornal Tribuna do Planalto.

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Casa das Artes oferece oficinas de Teatro

Entre os dias 17 de janeiro e 4 de fevereiro, a Casa das Artes oferece quatro opções de oficinas para pessoas de todas as idades. São elas: Oficina de Formação do Ator; Oficina de Expressão e Preparação Corporal; Oficina de Teatro Infantil (voltada exclusivamente para crianças de 6 a 14 anos); e Oficina de Técnicas Circenses (direcionada à pessoas com mais de 14 anos). 

As oficinas têm valor de R$ 30,00 cada. As inscrições devem ser feitas na Casa das Artes, localizada na Avenida Anhanguera, no Setor Oeste, ou no Goiânia Ouro, na Rua 3, Centro. Para saber mais sobre as atividades da casa, os horários do curso e a biografia das pessoas que irão ministrar a oficina basta acessar o blog da Casa das Artes.

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Mutirama será reaberto

Crédito: Domingos Elias (www.goiania.go.gov.br)
O Parque Mutirama será reaberto amanhã, 6, às 9 horas, como parte do Projeto de Férias da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEMEL) de Goiânia. Para receber as crianças durante as férias escolares, o parque contará com brinquedos locados que estarão à disposição do público até o dia 6 de fevereiro. 

Segundo o secretário de esporte e lazer, Luiz Carlos Orro, os brinquedos "radicais" já estão sendo montados desde o início da semana. O funcionamento do Mutirama nesse período será entre as quarta-feiras e os domingos, das 9 às 18 horas. O ingresso para brincar nas 30 atrações disponíveis tem o valor de R$ 1,00, mas há também oito atrações gratuitas. 

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Vídeo de alunos foi inspirado em clipe de M. Jackson

Na edição desta semana o Caderno Escola apresentou aos seus leitores os alunos e professores premiados no I Festival de Intercolegial de Vídeo e Artes Cênicas (FIVAC), realizado em 2010 pela Subsecretaria Regional de Educação de Aparecida de Goiânia. Um evento que mobilizou alunos e surpreendeu quem teve a oportunidade de assistir os vídeos feitos por eles em parceria com os professores. 

O vídeo mais premiado na ocasião foi "Thriller in the School", criado e dirigido pelo aluno Maykon Rodrigues, do Colégio Estadual Colina Azul. Baseado em um famoso clipe de Michael Jackson, o videoclipe dos alunos chamou a atenção do júri e dos presentes na premiação final. Confira, abaixo, o vídeo na íntegra:


Ainda não leu a reportagem? Acesse a versão original da última edição do Caderno Escola.

Matrículas abertas nas redes municipal e estadual

A secretaria municipal de Educação de Goiânia iniciou ontem o período de matrículas da Rede Municipal de Educação. Os alunos já matriculados em escolas municipais que queiram realizar a transferência para outras instituições municipais têm até o dia 9 de janeiro para fazer a solicitação pelo Telematrícula, no número 156. O atendimento é feito 24 horas, inclusive em finais de semana e feriados.

Para os alunos novatos, a matrícula será realizada a partir do dia 10 de janeiro, por meio do mesmo telefone ou do site www.goiania.go.gov.br. A confirmação das matrículas efetuadas será feita a partir de 19 de janeiro. Entretanto, os interessados nas vagas nos centros municipais de Educação infantil (CMEIs) só poderão fazer as matrículas a partir do dia 26 deste mês.

Estado
A rede estadual de ensino continua com o período de solicitação de vagas para alunos novos aberto. Os interessados têm até o dia 26 de janeiro para solicitar a vaga desejada pelo telefone 0800 645 6556 ou pelo site www.matricula.go.gov.br. A matrícula será confirmada entre 7 e 14 de janeiro, para quem fez o pedido até o dia 30 de dezembro, e de 31 de janeiro e 4 de fevereiro, para quem fizer a solicitação no período atual. Mesmo assim, as aulas terão início no dia 24 de janeiro.

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Crianças e jovens na lista de prioridades de Dilma Rousseff

Crédito: Paulo José (02-06-2010)

O Ensino Médio e a Educação Infantil serão as prioridades na área da Educação para a nova presidente do Brasil, Dilma Rousseff. Durante sua posse ontem, em Brasília, Dilma afirmou que o governo federal centrará esforços na expansão do sistema de bolsas de estudos (integrais e parciais) destinadas a beneficiar os estudantes do Ensino Médio e na ampliação do número de creches e de pré-escolas em todos os municípios brasileiros.

Dilma garantiu ainda que, a partir de agora, os professores contarão com formação continuada e com remuneração adequada. Segundo ela, esses profissionais passarão a ser tratados como "verdadeiras autoridades da Educação". Já não era sem tempo!

Thiago Peixoto toma posse como secretário de Educação de Goiás

Crédito: Paulo José (01-01-09)


Hoje, às 14 horas, no auditório do Condomínio Vila Nova, o deputado federal eleito Thiago Peixoto (PMDB) assume oficialmente a função de secretário estadual da Educação. A transmissão de cargo será feita pela professora Milca Severino Pereira, que respondeu pela pasta no período de abril de 2006 a dezembro de 2010.

Entre os desafios do novo secretário estão a valorização dos profissionais da Educação, a formação dos professores e a ampliação dos investimentos na Educação continuada. Além, claro, da efetivação das promessas de campanha: pagamento do Piso Nacional a todos os professores do Estado e garantir a todos os alunos da rede estadual um computador.