quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Meta da Educação Infantil está atrasada

Uma das metas do novo Plano Nacional de Educação (PNE), em projeto de lei que aguarda tramitação no Congresso Nacional, prevê a ampliação do atendimento em creche para 50% até 2020. Na verdade a meta é repetida, ela já existia no plano anterior, mas não foi cumprida até 2011 como o previsto. "Já estamos com dez anos de atraso", enfatizou o coordenador da Rede Nacional da Primeira Infância, Vital Didonet, à Agência Brasil.

Atualmente, menos de 20% das crianças de 0 a 3 anos estão matriculadas na Educação Infantil, incluindo instituições públicas e privadas. Caso o ritmo dos últimos anos, que foi de aumento de 0,81 ponto percentual ao ano, permaneça sendo seguido, a meta também não será cumprida em 2020. Segundo Didonet, uma dificuldade está no custo, já que o atendimento em creche é caro, o que faz o aumento das vagas públicas caminhar de forma lenta. 

Mas a principal dificuldade, além do desafio físico da rede, segundo a coordenadora de Educação Infantil do Ministério da Educação (MEC), Rita Coelho, é a construção de uma proposta pedagógica específica para a Educação Infantil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário