quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Melhora rápida também é possível na Educação, indica estudo

Divulgado pela consultoria internacional McKinsey, o estudo "Como um sistema escolar de baixo desempenho pode evoluir para tornar-se bom? E como um sistema de bom desempenho pode atingir o nível de excelência?" indica que o ensino pode ter ganhos significativos em seis anos ou em até menos. A pesquisa foi feita a partir da observação de 20 sistemas de ensino no mundo que apresentaram melhora de desempenho na aprendizagem dos estudantes.

O objetivo é que com esse material seja possível trazer à tona elementos para a reforma de sistemas educacionais, na transição do desempenho fraco para satisfatório e, então, para bom e excelente.

O estudo aponta que para melhorar os sistemas de ensino, os investimentos dentro do universo analisado se deram em três vertentes: mudança na estrutura ao estabelecer novas instituições ou tipos de escolas, ao modificar os anos e níveis de escolaridade, ou descentralizar as responsabilidades pelo sistema; mudança nos recursos, ao alocar mais pessoal de Educação na escolas ou incrementar o financiamento do sistema; e mudança nos processos, ao modificar o currículo e melhorar a maneira como os professores ensinam e os diretores lideram. 

O resultado da pesquisa, em inglês, está disponível para download no site do Todos pela Educação.


Com informações do site Todos pela Educação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário