terça-feira, 30 de novembro de 2010

Olimpíada de Português

Premiadas também na final, Bianca Souza
e a professora Vandelina Lima mostram
 medalhas conquistadas na semifinal
Foi realizada ontem a premiação final da 2ª Olimpíada de Português Escrevendo o Futuro. Nove estudantes goianos estavam concorrendo à medalha de ouro, entregue aos cinco melhores estudantes de cada categoria, mas apenas dois a conquistaram. Luan Florêncio de Morais, aluno da Escola Municipal Nova Friburgo, de Cidade Ocidental, e sua professora Cristiane Alves Machado de Oliveira, foram uma dentre as cinco duplas de vencedores na categoria Poema. A poesia "Olhar diferente a cidade", conquistou os jurados e figurou entre as melhores.

Entre as cinco melhores duplas na categoria Artigo de Opinião esteve Bianca Souza Soares e sua professora Vandelina Lima Soares, do Centro de Educação de Jovens e Adultos Filostro Machado Carneiro, de Caldas Novas. O texto da estudante abordou o turismo na região onde ela mora e recebeu o nome "Caldas Novas que os turistas não vêem". A premiação é um incentivo a mais para a adolescente, que pretende ser jornalista. "É bom para vermos que mesmo morando em uma cidade pequena, estudando em uma escola pública, nós somos capazes e há possibilidade de crescermos na vida pelo nosso próprio esforço", afirmou à equipe do Caderno Escola.

Solenidade
A cerimônia de premiação final da Olimpíada de Português foi realizada ontem, no período da tarde, em Brasília. A solenidade contou com a presença do presidente Luis Inácio Lula da Silva e do ministro da Educação, Fernando Haddad, que entregaram as medalhas aos vencedores. A premiação contou também com a apresentação musical de Adriana Calcanhoto.

Os professores e estudantes premiados em primeiro lugar receberam medalha de ouro, um microcomputador e uma impressora, cada. As escolas que tiveram seus alunos entre os 20 vencedores também receberam, cada, dez microcomputadores, uma impressora e cupons para a escola de livros para a biblioteca da instituição.

Cerca de 7 milhões de alunos da educação básica pública brasileira participaram da Olimpíada, que é realizada por meio da parceria entre a Fundação Itaú Social e o Ministério da Educação (MEC).

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Goiânia na Ponta do Lápis premia alunos na fase regional

Nesta segunda-feira, 29, a partir das 9 da manhã, no Centro Cultural Goiânia Ouro (Rua 3, esquina com Rua 9, Centro), o jornal Tribuna do Planalto promove a festa de premiação regional dos alunos classificados na fase regional do 7º Concurso de Redação Goiânia na Ponta do Lápis.

Alunos e professores das cinco regionais de ensino da Secretaria Municipal de Educação, parceira da Tribuna do Planalto, que se classificaram em primeiro lugar nas cinco categorias vão para a final do concurso no dia 30 de novembro. Na fase regional ganharão uma bicicleta todos os alunos que conquistarem o primeiro lugar de cada categoria. Na fase final os prêmios são: um computador para o primeiro lugar (incluindo o professor-orientador), TV para o segundo lugar e uma câmera fotográfica digital para o terceiro colocado.

Professores, coordenadores e diretores, além, claro, dos alunos e pais de alunos, o nosso muito obrigado por participarem do concurso.

Reunião de Ministros

Começou à pouco, reunião dos ministros da educação do Mercosul. O objetivo é debater a construção de um plano comum de desenvolvimento educacional para os países do bloco nos próximos cinco anos. O evento conta com a presença dos ministros brasileiro, Fernando Haddad, argentino, Alberto Sileoni, e paraguaio, Luís Alberto Montaner, além de representantes do Uruguai, da Colômbia, do Equador, da Venezuela, do Chile, da Bolívia e do Peru.

Realizada no Museu da República, no Rio de Janeiro, a reunião tem como foco a abordagem de assuntos como: a consolidação de um sistema de acreditação e uma avaliação que atesta a qualidade do ensino de cursos superiores. A intenção é facilitar a revalidação de diplomas no Mercosul e países associados. Também está em discussão o fortalecimento do ensino da língua espanhola no Brasil e da língua portuguesa nos outros países do bloco.

O evento está sendo transmitido ao vivo pela TV MEC e pela TVNBR.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Ponto para a Escola em Tempo Integral

A Comissão Especial da Câmara dos Deputados aprovou, ontem, relatório da deputada Raquel Teixeira que estabelece permanência mínima de sete horas em escolas públicas até 2020. Além do maior tempo de permanência dos estudantes nas escolas, o texto também prevê atividades opcionais extraclasse, após as sete horas diárias mínimas. A proposta ainda será analisada pelo Plenário da Câmara, de onde, se aprovada, irá também para análise do Senado Federal.

Para embasar seu relatório, Teixeira apontou pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV), realizada por Ricardo Paes de Barros, que indicou melhorias na qualidade do ensino com o aumento da carga horária nas escolas. “Nós não estamos só falando do aumento de horas de aula. Isso representa cidadania para cada uma das crianças e dos jovens envolvidos no nosso sistema escolar público”, afirmou.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Educação nos Museus

Entre os dias 30 de novembro e 3 de dezembro, o Museu Antropológico da Universidade Federal de Goiás (UFG) irá realizar a Oficina Educação em Museus: Aspectos Teóricos e Metodológicos. São oferecidas 25 vagas, sendo 14 delas reservadas para servidores e estagiários do museu. As inscrições para as outras 11 vagas podem ser feitas até o dia 26 de novembro, na Coordenação de Intercâmbio Cultural do Museu Antropológico, localizada na Avenida Universitária.

O curso será ministrado por Camilo de Mello Vasconcellos, doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP). O principal objetivo é apresentar as particularidades da educação museológica e discutir os princípios teóricos da educação patrimonial, além de promover a reflexão sobre as práticas educativas existentes no interior das instituições museológicas.

Para mais informações, ligue (62) 3209-6375 / 6397 ou acesse o site da UFG.



Dança, teatro e música no Teatro do Santo Agostinho

Amanhã, 24, às 19h30, no Teatro Madre Esperança Garrido do Colégio Santo Agostinho, cerca de 500 estudantes das 120 escolas de tempo integral da rede estadual de Goiânia apresentam o espetáculo Localidade, que inclui números de flauta, violão, percussão, dança, teatro, acrobacia, capoeira, contação de histórias e outras linguagens artísticas.

O espetáculo é uma mostra do trabalho realizado pelos professores de Arte da rede estadual ao longo do ano letivo. O evento é realizado pelo Centro de Estudo Ciranda da Arte, que capacita os profissionais que ensinam Arte nas escolas. O espetáculo é bastante interativo e seu personagem central encontra nas diferentes linguagens da Arte a motivação para recriar o próprio mundo.



Rede municipal apresenta espetáculo

No próximo dia 27, sábado, às 19 horas, no teatro Madre Esperança Garrido, do Colégio Santo Agostinho, no Centro, a Secretaria Municipal de Educação (SME) apresentará o projeto Tecendo sua História, que entra agora em sua quinta edição. O projeto divulga as melhores práticas educativas promovidas na Educação Infantil da rede pública municipal.
Nesta edição foram inscritos 54 experiências. Todos os trabalhos fundamentam a Proposta Político Pedagógica da SME, que concebe a criança como cidadã e a reconhece seus direitos civis, políticos, sociais e culturais e dá a elas as condições necessárias para que se tornem adultos críticos e conscientes de seus deveres e seu papel na sociedade.



terça-feira, 23 de novembro de 2010

Escola na PUC-GO

A repórter do Caderno Escola, Raphaela Ferro, participará amanhã, 24, do Encontro de Monitores da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). O evento será realizado no Auditório da Reitoria, na Área IV, localizada na Praça Universitária, a partir das 9 horas.

O encontro contará com a participação da ex-presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), Clélia Brandão Alvarenga. Clélia irá abordar o tema "A importância da monitoria como recurso pedagógico na formação acadêmica". Antes da palestra, Raphaela irá contar sua experiência como monitora no período em que cursou Jornalismo na instituição.

Mais informações sobre o encontro no site da PUC-GO.


sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Debate sobre a inclusão da população negra no sistema educacional brasileiro

Funcionários afro-descendentes da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC/Goiás) serão homenageados nesta terça-feira, 23, às 19 horas, no auditório da Área 2 da instituição, como parte da programação do Mês da Consciência Negra. Durante a sessão solene também serão certificados os jovens pesquisadores envolvidos na campanha "Declare sua cor".

Em seguida, a universidade promoverá mesa-redonda focada nos desafios da lei 10.639 e a inclusão da população negra no sistema educacional brasileiro. O tema será debatido pelos professores Martus das Chapas, titular da Secretaria de Políticas de Ações Afirmativas do governo federal; Roseane Ramos Silva dos Santos, coordenadora do Fórum Permanente Educação e Diversidade Étnico-Racial do Estado de Goiás; e Marcilene Pelegrini Gomes, coordenadora do Centro de Formação de Professores da Secretaria Municipal de Educação de Goiânia.

Mais informações no site http://www.ucg.br/.

Políticas públicas para a população LGBT

O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade (Ser-tão), da Universidade Federal de Goiás (UFG), realizou uma pesquisa sobre as políticas públicas para a população LGBT no Brasil. Os resultados serão apresentados nesta segunda e terça-feira, 22 e 23, durante encontro no miniauditório do Museu Antropológico (Praça Universitária).

Dentro da programação será realizada nesta segunda-feira, às 19 horas, uma conferência com o tema Direitos Sexuais, Políticas Públicas e Estado Laico, que será apresentada pelo juiz federal Roger Raupp Rios. E na terça, às 19 horas, será feito o lançamento do site de divulgação da pesquisa: www.sertao.ufg.br/politicaslgbt e, em seguida, realizada mesa-redonda sobre os principais resultados do estudo.

A pesquisa foi realizada com o apoio do Museu Antropológico, dos programas de pós-graduação em Antropologia Social e em Sociologia da UFG, além do grupo Transas do Corpo.


Premiação em Aparecida de Goiânia

A equipe do Caderno Escola acompanhou hoje a entrega dos prêmios para os alunos vencedores do 4º Concurso de Desenhos do Calendário Ambiental 2011 de Aparecida de Goiânia. O evento, organizado pelas Secretarias de Meio Ambiente e Educação do município, contou com a participação de 14 escolas. Mais de 40 mil trabalhos foram inscritos, segundo o vice-prefeito de Aparecida, Tanner de Melo.

 Dentre os 14 estudantes premiados esteve a pequena Cecília Alves de Oliveira, de 7 anos. A aluna do Educandário Evangélico Raios Brilhantes explicou que seu desenho contou uma história em quadrinhos. "Desenhei uma menina que foi picada pelo mosquito da dengue, mas que não sabia disso. No desenho, três dias depois ela ficou doente e foi internada no hospital".

Paulo Ricardo Fonseca da Silva, 7, também foi um dos premiados. Ele contou que seu desenho mostrou uma casa com caixa d'água sem tampa, um rio e uma cachoeira. "Quando eles fizeram esse trabalho eu estava em sala e vi que ele caprichou muito e foi bem detalhista", lembrou a coordenadora da Escola Municipal de Educação Infantil Wilsolina de Fátima, Gizelia Maria Brito Cardoso.